quarta-feira, 7 de maio de 2008

Todos possuímos nádis. Você sabe o que isso é?


A palavra Nadi vem da raiz nad (do sânscrito ), que significa canaleta, córrego, ou fluxo do nada, e é o canal pelo qual circula o prana pelo corpo.
Uma Nadi(plural: Nadis) é uma formação de energia na forma de canal na qual o prana flui e pode se conectar aos chakras. Ele ainda não é aceito pela comunidade cientifica.
Elas começam do centro dos chakras e fluem para a periferia se tornando cada vez mais finas, tendo uma função extra sensorial, causando em parte as respostas empáticas e instintivas.
Existe uma indefinição nos tratados quando ao número de Nadis. No Shiva Samhita é de 350.000 Nadis. Já o Hatha yoga Pradipika mencionava, há 3500 anos, 72.000 Nadis. Na prática do Yoga são mencionados entretanto somente as três principais: Sushumna, Ida e Pingala.

A Sushumna, é talvez o mais importante dos canais de energia. Ela segue o alinhamento do Merudanda (Meru: a montanha que é o eixo do mundo pela mitologia Hindu), o eixo da coluna vertebral (cerebro-espinhal) e flui da extremidade inferior da mesma até chegar a extremidade da cabeça, na assim-chamada coroa-craniana. Sushumna é descrito como de cor vermelha (a cor do fogo (Agni).
As nadis da Ida e da Pingala são frequentemente relacionados aos dois hemisférios do cérebro.
Pingala é o princípio masculino (aquecendo-se para acima, tem como qualidades a extroversão e a energização). É a nadi solar, e corresponde ao lado direito do cérebro.
Ida é o o princípio feminino (tranquilizando para baixo, tendo como qualidades a introversão e a serenidade). É a nadi lunar, correspondendo ao lado do esquerdo do cérebro.
As duas nadis são estimuladas e limpas com a prática do Nadi Shodhana Pranayama, que envolve respirar alternamente através das narinas esquerdas e direitas, que estimulariam alternadamente os lados respectivamente direito e esquerdo do cérebro.

Os nádis determinam, portanto a natureza e a qualidade do sistema nervoso com suas extensas redes de nervos e plexos por todo o corpo físico. Os nádis e consequentemente as redes de nervos estão principalmente relacionados com dois aspectos do corpo físico, os sete centros maiores do corpo etérico e a coluna vertebral com a cabeça.
Quando se reconhece a relação que existe entre os nádis e os nervos, juntamente com os centros e a coluna vertebral, os métodos médicos e psiquiátricos evoluem muito. A experiência mostra que fazendo uma relação mais estreita entre ambos os nádis e os nervos se controla mais rapidamente a doença.

Sem comentários: